Dentre os sistemas de ventilação para equilíbrio térmico do ambiente interno de galpões em lona, o Lanternim e os Exaustores Eólicos se destacam pela economia de energia elétrica e pelo baixo custo de manutenção.
Lanternim
O que é
O lanternim é uma estrutura instalada na cumeeira (ponto mais alto) do telhado do galpão em lona que possui abertura para favorecer a ventilação natural do ambiente interno.
Como funciona
A ventilação natural ocorre devido à diferença de densidade do ar do ambiente ao ganhar calor. O ar quente fica menos denso e movimenta-se para altitudes maiores e, em contrapartida, o ar frio, mais compacto, tende a descer, ocasionando o chamado efeito chaminé.
A circulação de ar provoca a entrada e saída do ar pelas aberturas existentes no galpão. Por isso que associado ao lanternim, recomenda-se a instalação de janelas na parte inferior do galpão para favorecer a entrada do ar para o seu interior, fazendo com que o ar quente flua para o exterior pela abertura do lanternim.
A pressão interna mais elevada na abertura superior dirige o fluxo de ar para o exterior e a pressão interna mais baixa na abertura inferior facilita a entrada do ar exterior, que substitui o ar quente que saiu.
Vantagens
- Custo de manutenção inexistente, pois não requer qualquer tipo de manutenção preventiva;
- Não emite ruídos;
- Não consome energia elétrica;
- Vida útil é a mesma do galpão.
Exaustor Eólico
O que é
O exaustor eólico é impulsionado pela força do vento e pela diferença de temperatura entre o interior e o exterior de um galpão (convecção térmica), proporcionando a renovação do ar do ambiente e a redução da umidade interna, aproximando a temperatura interna da externa.
Como funciona
O exaustor eólico é instalado no telhado do galpão em lona e utiliza para seu funcionamento o deslocamento das massas de ar atmosférico e o efeito da convecção da massa de ar interna. Isso proporciona uma exaustão ininterrupta de gases, fumaça e calor, renovando e circulando o ar ambiente. Mesmo na ausência de ventos, as massas de ar quente internas tendem a subir, provocando uma pressão no interior do globo, fazendo com que o exaustor gire e restabeleça o equilíbrio térmico.
O número de exaustores é dimensionado em função do tamanho do galpão, do número de trocas de ar (trocas de ar/hora) necessários pelo uso do galpão e da vazão (m³/hora) do modelo do exaustor.
Vantagens
- Não consome energia elétrica;
- Pode ser instalado em qualquer tipo de telhado ou cobertura, sem necessidade de alterações estruturais;
- Possui em geral baixo custo de manutenção e reparação.
A equipe técnica da GalForte pode te auxiliar a identificar a melhor alternativa de sistema de ventilação natural adequado à necessidade do seu galpão. Para maiores informações entre em contato conosco: 11 4210-3510 | atendimento@galforte.com.br.
Fontes: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672006000200007; https://www.arventcia.com.br/