Notícias & Novidades

Sistemas de ventilação para equilíbrio térmico do ambiente interno de galpões em lona

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Dentre os sistemas de ventilação para equilíbrio térmico do ambiente interno de galpões em lona, o Lanternim e os Exaustores Eólicos se destacam pela economia de energia elétrica e pelo baixo custo de manutenção.

Lanternim

O que é

O lanternim é uma estrutura instalada na cumeeira (ponto mais alto) do telhado do galpão em lona que possui abertura para favorecer a ventilação natural do ambiente interno.

Como funciona

A ventilação natural ocorre devido à diferença de densidade do ar do ambiente ao ganhar calor. O ar quente fica menos denso e movimenta-se para altitudes maiores e, em contrapartida, o ar frio, mais compacto, tende a descer, ocasionando o chamado efeito chaminé.

A circulação de ar provoca a entrada e saída do ar pelas aberturas existentes no galpão. Por isso que associado ao lanternim, recomenda-se a instalação de janelas na parte inferior do galpão para favorecer a entrada do ar para o seu interior, fazendo com que o ar quente flua para o exterior pela abertura do lanternim.

A pressão interna mais elevada na abertura superior dirige o fluxo de ar para o exterior e a pressão interna mais baixa na abertura inferior facilita a entrada do ar exterior, que substitui o ar quente que saiu.

Vantagens

  • Custo de manutenção inexistente, pois não requer qualquer tipo de manutenção preventiva;
  • Não emite ruídos;
  • Não consome energia elétrica;
  • Vida útil é a mesma do galpão.

Exaustor Eólico

O que é

O exaustor eólico é impulsionado pela força do vento e pela diferença de temperatura entre o interior e o exterior de um galpão (convecção térmica), proporcionando a renovação do ar do ambiente e a redução da umidade interna, aproximando a temperatura interna da externa.

Como funciona

O exaustor eólico é instalado no telhado do galpão em lona e utiliza para seu funcionamento o deslocamento das massas de ar atmosférico e o efeito da convecção da massa de ar interna. Isso proporciona uma exaustão ininterrupta de gases, fumaça e calor, renovando e circulando o ar ambiente. Mesmo na ausência de ventos, as massas de ar quente internas tendem a subir, provocando uma pressão no interior do globo, fazendo com que o exaustor gire e restabeleça o equilíbrio térmico.

O número de exaustores é dimensionado em função do tamanho do galpão, do número de trocas de ar (trocas de ar/hora) necessários pelo uso do galpão e da vazão (m³/hora) do modelo do exaustor.

Vantagens

  • Não consome energia elétrica;
  • Pode ser instalado em qualquer tipo de telhado ou cobertura, sem necessidade de alterações estruturais;
  • Possui em geral baixo custo de manutenção e reparação.

 

A equipe técnica da GalForte pode te auxiliar a identificar a melhor alternativa de sistema de ventilação natural adequado à necessidade do seu galpão. Para maiores informações entre em contato conosco: 11 4210-3510 | atendimento@galforte.com.br.

Fontes: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0370-44672006000200007; https://www.arventcia.com.br/

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Artigos relacionados

O armazenamento de grãos no Brasil

Contexto Brasileiro Atualmente o Agronegócio representa mais de 21% do PIB brasileiro¹, porém, contando com dimensões continentais, portos ultrapassados, sistemas ferroviário e hidroviário praticamente inexistentes

Leia o artigo »

Download da Ficha Técnica

Para acessar a Ficha de Especificações Técnicas do Galpão de Lona da GalForte, preencha o formulário a seguir: